Honda CG: conheça a história e os principais modelos da famosa moto
Em 2021, a Honda CG completou 45 anos de história e conquistas. Das linhas de montagem da fábrica da Honda de Manaus, no fim de 1976, é que começou a sair a moto que seria a mais vendida do Brasil: a CG.
Desde então, não é exagero afirmar que a Honda CG moldou o motociclista brasileiro. Afinal, a maioria dos pilotos já conduziu uma CG em sua vida, seja a própria, de um amigo ou durante o aprendizado e exame para obtenção da CNH.
Nesta matéria, a Levesa Motos traz toda a história da Honda CG e os principais modelos lançados nestes 45 anos.
1ª Geração (1976/1982)
A primeira CG 125 foi também a primeira moto Honda ‘made in Manaus’. Derivada da importada CB 125, a principal diferença estava no comando acionado por varetas (OHV). Em 1978, ganhou suspensão dianteira e, em 1981, aconteceu o lançamento da CG a álcool.
2ª Geração (1983/1988)
Além de mudanças no design, a moto também ganhou alterações na parte técnica, como o sistema Ecco no carburador. Em 1985, a novidade passou a ser o câmbio de 5 marchas. Já em 1988 foi lançada a versão profissional da moto, a CG Cargo.
3ª Geração (1989/1993)
A novidade foi a CG Today, com um chassi mais reforçado e novas alterações estéticas. Depois ainda tiveram 69 alterações no motor e 74 no chassi, que deixaram a Honda CG mais potente, moderna e econômica.
4º Geração (1994/1999)
A nova geração da CG ganhou o nome de Titan e trouxe o design com tanque arredondado, além de outras 90 alterações técnicas. A moto tornou-se também mais segura, graças ao novo sistema de freios, com disco na dianteira na versão topo de linha.
5ª Geração (2000/2003)
Novas mudanças vieram na CG Titan, com novo banco, rabeta e farol com lente de policarbonato. Ela tinha três versões, a KS (com partida a pedal e freio dianteiro a tambor), a KSE (com partida elétrica) e a top ES (com freio a disco).
6ª Geração (2004/2009)
A Titan estreou o motor 150 cc, enquanto o motor 125 cc apareceu na CG Fan. Foi nessa época que apareceu também a CG 150 Sport, com um visual diferente e mais potente.
7º Geração (2009/2013)
O sistema de injeção PGM-FI foi uma das novidades da Honda CG Titan, que ganhou também nova atualização no visual. Já a CG 125 Fan recebeu um motor OHC. Ainda nesta época, a CG 150 Titan Mix passou a receber tanto álcool quanto gasolina no tanque. Depois chegou a CG 150 Fan, mais simples do que a Titan, mas com a tecnologia Flex.
8ª Geração (2013/2015)
Com design mais moderno, a família CG cresceu, agora com três opções para a CG 125 Fan (KS/ES/ESD), a CG 150 Fan (ESDi) e a CG 150 Titan (ESD e EX). A CG Cargo passou a ser oferecida em duas versões, com motor 125cc e 150cc. Essa geração ganhou também a frenagem CBS (Combined Braking System) e uma nova CG, a mais simples delas e com motor 150, a Start.
9ª Geração (2015/2022)
Como conhecemos hoje, o motor 160cc passou a equipar todos os modelos da Honda CG, que ganharam aprimoramentos técnicos e mudanças no design. Em 2017, a novidade foi a suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork). E para marcar os 45 anos do modelo, a versão 2022 trouxe nova carenagem de farol e laterais do tanque nas CG Fan, Titan e Cargo.
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