Siga essas regrinhas e tenha uma boa viagem de moto em grupo
Na hora de colocar sua moto na estrada, você é daqueles que preferem viajar sozinho ou ir em grupo? Muitos motociclistas têm um grupo de amigos que estão sempre saindo juntos em diferentes jornadas.
Pode ser para uma viagem longa ou para apenas um ‘passeio’, e com certeza, se você ainda não se aventurou assim, já viu um grupo de motoqueiros pilotando estrada afora.
Encontrar o grupo certo de amigos e companheiros de estrada é o primeiro passo para viajar em grupo. E, para que os momentos sejam inesquecíveis, é preciso seguir algumas regrinhas, como encontrar os melhores parceiros de passeio, afinal é preciso haver harmonia entre todos os integrantes do grupo.
Combinar o trajeto e a distância da viagem também é fundamental. Qual é o propósito do passeio: sair para curtir a paisagem, pilotar esportivamente, ir para qual lugar? Seja qual for o motivo, o importante é todos estarem de acordo, pois isso vai determinar o ritmo da viagem.
Além dessas questões ‘básicas’, ainda podemos enumerar outras regrinhas. O distanciamento entre uma moto e outra na pista é questão de segurança.
Assim como um motociclista deve tomar cuidado na estrada com os outros carros, o mesmo deve ocorrer em um comboio de motos. Evite andar colado na traseira do companheiro de estrada e, quanto maior for a velocidade em que estiverem pilotando, maior deve ser a distância entre as motos.
Assim como a distância é importante, o mesmo podemos dizer do posicionamento da moto na pista. O ideal é andar na parte do asfalto onde passam as rodas dos outros veículos, para andar justamente em uma pista mais limpa e aderente. Evite também pilotar em fila indiana, para mais segurança de todos.
Como a segurança depende de inúmeros fatores, não tire o olho do retrovisor e esteja atento o tempo todo em quem está atrás de você, seja um carro passando em alta velocidade ou seus próprios companheiros.
Como a ideia é se divertir e ter momentos de lazer e descontração, a viagem em grupo depende do respeito e camaradagem de todos. Motociclistas costumam ter códigos específicos de comunicação que ajudam muito durante a pilotagem. E como dissemos no começo do texto todos precisam estar de acordo com o ritmo do passeio/viagem. Um piloto mais experiente e rápido precisa adequar o seu ritmo para que os menos habilidosos não fiquem para trás. O líder do grupo, normalmente o mais experiente, é quem costuma estabelecer esse ritmo.
E a última dica, claro, é em relação à manutenção. A moto precisa estar em ótimas condições para que você não tenha nenhum problema na viagem. Na Levesa Motos, você pode agendar a revisão da sua moto e sair com seu grupo sem preocupações. Agende agora mesmo em uma de nossas unidades.
Novidades